Foto: Polícia Civil (Divulgação)
A faca que o adolescente teria usado para cometer o crime
A Polícia Civil suspeita que vingança pode ter motivado o assassinato de João Vitor Mendonça Severo, 10 anos, em Santiago. Ele foi atacado com golpes de faca dentro de casa, enquanto dormia, na última sexta-feira, e morreu no sábado. Um adolescente de 17 anos é apontado pela polícia como responsável pelo crime.
Conforme a investigação, testemunhas sinalizaram que o adolescente já tinha invadido a casa e furtado objetos em pelo menos duas ocasiões. Além disso, uma dessas testemunhas teria encontrado ele na rua, ocasião em que teriam discutido. A testemunha teria dito ao adolescente que não tentasse atacar a casa mais uma vez. Ele já havia sido responsabilizado, judicialmente, pelos furtos. Não se sabe ao certo o que o adolescente teria dito em resposta, pois ele nega que esse encontro tenha acontecido.
O que se sabe com certeza é que no dia do crime, poucas horas antes de a casa ter sido invadida, alguém teria quebrado as patas do cachorro da família, situação que, de acordo com a polícia, reforça a hipótese de vingança. O adolescente não teria invadido a casa para furtar objetos, já que nada desapareceu, mas por rancor de ter sofrido uma penalidade - no entanto, não se sabe se o assassinato foi premeditado, ou seja, se o suspeito planejou o crime.
Morre criança esfaqueada dentro de casa em Santiago
Poucas horas depois, o adolescente teria invadido a casa e atacado a criança. Em outro quarto do imóvel estava um familiar que cuidava de Severo enquanto sua mãe trabalhava. Esse familiar acordou com os gritos da vítima, foi até o quarto onde estava, viu que ele tinha sido ferido e correu para a rua pedindo socorro. Foi nesse momento que teria flagrado o adolescente, que estaria fugindo.
A informação foi repassada para a Brigada Militar (BM), que conseguiu apreender o adolescente e levá-lo para a Delegacia de Polícia de Pronto-Atendimento (DPPA), onde negou, em depoimento, envolvimento no crime.
Em paralelo a esses acontecimentos, a criança recebia socorro e era levada para o Hospital de Caridade de Santiago. Ela foi transferida em seguida para Passo Fundo devido à gravidade dos seus ferimentos. O menino foi atingido na região do abdômen pelos golpes de faca. No Hospital São Vicente de Paulo, morreu.
O adolescente, ainda considerado suspeito de ter cometido o crime, foi internado no Centro de Atendimento Socioeducativo (Case) de Santo Ângelo.